Menu Fechar

5 MIL TONELADAS DE ALIMENTOS SALVAS DO “LIXO”

UNIDOS CONTRA O DESPERDÍCIO

NOS ÚLTIMOS 5 ANOS A REDE ZERO DESPERDÍCIO SALVOU DO “LIXO” MAIS DE 5 MIL TONELADAS DE ALIMENTOS ENTREGUES A MAIS 410 MIL PESSOAS

Hoje, Dia Internacional Da Consciencialização Sobre Perdas E Desperdício Alimentar, muitas vozes se ouvem e ressurgem para a problemática – o Desperdício Alimentar. Existem instituições públicas e privadas que hoje comunicam por meios próprios que é preciso consciencializar e, de facto, é necessário. O MOVIMENTO UNIDOS CONTRA O DESPERDÍCIO nasce hoje, 29 de Setembro de 2020, com essa intenção “chamar à atenção, para consciencializar e mudar atitudes”.
 
O MOVIMENTO ZERO DESPERDÍCIO, enquanto Movimento de Cidadania agregador e congregador, cujos valores e princípios assentam no estabelecimento de ações de economia circular e colaborativa, possui a maior Rede Nacional de Combate ao Desperdício composta por entidades públicas e privadas dos diferentes setores da sociedade (IPSS e outras entidades de solidariedade, entidades governamentais, instituições de ensino, autoridades nacionais no âmbito da qualidade e segurança alimentar, entidades do setor hoteleiro e restauração, do comércio e retalho e outras), numa colaboração conjunta, onde todos juntos formam um Movimento, uma REDE que em conjunto recuperou mais de 5 mil toneladas de alimentos entregues a organizações sociais e de solidariedade contribuindo para melhorar o dia-a-dia de mais de 410 mil benificiários, cujos os impactos são muito positivos para o desenvolvimento de uma sociedade mais responsável e humana, para uma economia mais inteligente e eficiente e para que o ambiente se mantenha habitável para a humanidade. Uma REDE que visa erradicar precisamente o Desperdício Alimentar, ambicionando o combate de mais e outros fluxos de desperdício
 
Erradicar o desperdício onde exista, qualquer que seja a sua forma, através da conscientização/mobilização, capacitação, coordenação, monitorização e medição de impactos sociais, económicos e ambientais é o nosso desígnio e os resultados são públicos – www.zerodesperdicio.pt. Dado o nosso histórico de vontades e ações, o MOVIMENTO ZERO DESPERDÍCIO só poderia ser um dos membros fundadores do MOVIMENTO UNIDOS CONTRA O DESPERDÍCIO, já que é desde sempre essa a sua vontade e ação – COMBATER O DESPERDÍCIO.
 
A DARiACORDAR | ZERO DESPERDÍCIO tem, desde a sua génese em 2011, a visão de que o desperdício alimentar é, essencialmente, uma questão de gestão de recursos, de consciencialização e de mudança comportamental com muitas envolventes e complexidades, que passam muito mais pela prevenção/educação e consciencialização para evitar a geração de resíduo/desperdício.
 
Mais do que reciclar/reutilizar nesta área e matéria, a palavra de ordem deve ser evitar/reduzir na fonte, já que quando se produz um qualquer alimento, ainda que não transformado ou confecionado, usamos e investimos recursos naturais e outros escassos no planeta. Se este sobra é potencialmente um resíduo e, como tal, já estamos a correr atrás do prejuízo!!! Devemos nesse caso esgotar, sequencialmente, a hierarquia de gestão de resíduos começando pela solução de reutilização para a alimentação humana e animal; reciclagem; uso industrial; Tratamento - compostagem, entre outros… evitando a deposição em aterro ou incineração (sem recuperação energética).
 
Parece-nos importante focar esta dimensão da questão neste dia da consciencialização para esta temática pois o enfoque é muitas vezes colocado na recuperação e reutilização e pouco no que, na nossa visão, é parte da solução: evitar a geração de resíduo/desperdício, em prol do Ambiente e da Sociedade, pois a proteção de um é a sobrevivência do outro. É necessário estratégias e movimentos para se conseguir atingir o ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, é esse o rumo do MOVIMENTO ZERO DESPERDÍCIO e do MOVIMENTO UNIDOS CONTRA O DESPERDÍCIO.”, palavras de Paula Policarpo, Presidente do MOVIMENTO ZERO DESPERDÍCIO.
 
Estamos empenhados e curiosos relativamente ao MOVIMENTO UNIDOS CONTRA O DESPERDÍCIO, ansiosos pelos resultados a curto, médio e longo prazo na mente de todos, mas principalmente na mente do consumidor final, que é quem mais desperdiça. O Erro está na nossa mente, na nossa rotina. O ERRO ESTÁ NO DESPERDÍCIO - UNIDOSCONTRAODESPERDÍCIO.PT
 
NADA SE PERDE. TUDO SE TRANSDFORMA.
ZERO DESPERDÍCIO

 

Download Press Release ZERO DESPERDÍCIO

Download Press Release UNIDOS CONTRA O DESPERDÍCIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *