Menu Fechar

CONVERSAS CIRCULARES | SESSÃO 2

Conversas circulares

SESSÃO 2 | INDÚSTRIA CIRCULAR: O SETOR TÊXTIL E O AGROALIMENTAR

A Zero Desperdício lança um Ciclo de Conversas Circulares em Tempos de Pandemia, cujo objetivo será trazer a temática da Economia Circular e Colaborativa para o centro das atenções, onde diversos oradores irão discutir as oportunidades da transição para uma economia circular.
 
A Sessão 2 conta já com as seguintes entidades confirmadas:
 
- ATP Associação Têxtil e Vestuário de Portugal | Ana Paula Dinis
- Auchan Retail Portugal | Paulo Monteiro
- FIPA | Pedro Queiroz
- LIDL | Vanessa Romeu
- VALÉRIUS | Elsa Parente
 
Este é um evento que ocorrerá em formato de mesa-redonda organizado pela Associação Zero Desperdício, com o apoio institucional da Associação Smart Waste Portugal.
 
 
Link de inscrição para a Sessão 2 | INDÚSTRIA CIRCULAR: O SETOR TÊXTIL E AGROALIMENTAR
 
 
Conversas circulares
 
ORADORES:
 

Conversas circulares ANA PAULA DINIS:
Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Com formação em ACV, Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiente, Energia e Integrado, e Gestão de PMEs.
Iniciou a sua atividade profissional em 1996 como investigadora no sector petroquímico na multinacional Repsol Química em Tarragona, Espanha.
De regresso a Portugal, após uma breve passagem pelo ensino, participou como colaboradora da CCDR Centro (DRA-C) no desenvolvimento dos Contractos de Adaptação Ambiental da Indústria, entre 1998 e 2000.
Em 2000 iniciou a sua atividade como consultora de Ambiente para a Indústria Cerâmica na APICER, Associação onde até 2019 foi a responsável de Ambiente e Assuntos Europeus. Iniciou a colaboração com a CIP – Confederação Empresarial de Portugal como consultora de Ambiente em 2017, sendo atualmente Assessora Sénior da Confederação para os temas de Ambiente e Clima, e coordenadora do CENAC- Conselho Estratégico Nacional de Ambiente e Clima.
Membro da CCAIA - Comissão Consultiva da Avaliação de Impacto Ambiental e da CPCIPComissão Consultiva da Prevenção e Controlo Integrados da Poluição.
A nível Europeu é membro do Comité para os Assuntos Industriais, do Grupo de Trabalho Ambiente e da TaskForce Comércio&Clima da BusinessEurope – Confederação Europeia de Empresas.
Conversas circulares PAULO MONTEIRO:
Diretor de Responsabilidade Social e Corporativa, Auchan Retail Portugal. Experiência de 16 anos na moderna distribuição e 20 anos na indústria farmacêutica. Prof. Adjunto na Escola Superior de Tecnologia de Lisboa. Mestre em Sociologia da Saúde e Doutor em Sociologia (ISCTE).
Conversas circulares PEDRO QUEIROZ
Diretor-Geral da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares.
Membro do Comité de Diretores Gerais da FoodDrinkEurope.
Docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Licenciatura em Ciências da Nutrição).
Docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (Mestrado em Qualidade Alimentar e Saúde).
Várias publicações na imprensa escrita.
Júri de vários concursos de inovação e sustentabilidade alimentar.
Conversas circulares VANESSA ROMEU
Atualmente Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.
Iniciou a sua carreira no sector das FMCG na Procter and Gamble em Bruxelas, e mais tarde na sua sede em Cincinnati nos Estados Unidos. Em 2002 Regressa a Portugal, para o sector da Comunicação e Media, assumindo mais tarde a Direção de Marketing e Comunicação da SIC onde também foi vice-presidente da SIC Esperança. Em 2013 abraçou o desafio do setor do retalho, onde assumiu a função que desempenha atualmente no Lidl Portugal e tem, entre outras responsabilidades, a área de Responsabilidade Social Corporativa.
Elsa Parente ELSA PARENTE
Licenciada em Química é atualmente CEO da RDD Têxteis (Research, Design & Development) criada pela mesma a partir do zero, inserindo-se atualmente na Valérius Hub que integra em simultâneo o projeto Valérius 360. Adicionalmente executou funções durante 19 anos na Tintex Textiles, enquanto Diretora comercial e Production Manager and Sales departement.

 
MODERADORES:
 

Conversas circulares PAULA POLICARPO
Formada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa. Exerce a sua atividade profissional como jurista/assessora na área do ensino superior público, a par do exercício da cidadania ativa ligada a causas/associações de cidadãos e organizações sociais (detém o GOS/AESE). É cofundadora da DARIACORDAR | Zero Desperdício e atual Presidente da DARiACORDAR e detem o ECPC-B Professional DPO Certification emitidpo pelo the European Centre on Privacy and Cybersecurity, Maastricht University.
Desde 2011 são diversos os projetos e iniciativas que coordena relativos à prevenção da geração de resíduos, recuperação, reciclagem e reutilização de excedentes, através de modelos de economia circular e colaborativa, nomeadamente: desenvolvimento do Modelo Estratégico e Operacional do Programa Zero Desperdício; Palestras nacionais e internacionais (Comissão Europeia) para apresentação do Programa Zero Desperdício (estudo de caso de sucesso); Coleção de Livros Zero Desperdício e Alimentação saudável; Projeto Europeu Force – Cities Cooperating for Circular Economy e, Plataforma Digital "Share2Use" que visa evitar resíduos Têxteis e Alimentares e medir os respetivos impactos ambientais, económicos e sociais.
Graça Mariano Graça Mariano
Licenciada em Medicina Veterinária, Mestre em Saúde Pública e Especialista em Segurança dos alimentos e combate ao desperdício alimentar, é atualmente Diretora Executiva da APIC – Associação Portuguesa de Industriais de Carne. Anteriormente desempenhou funções enquanto Subdiretora Geral da DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária, entre 2016 e 2020, tendo ainda ocupado o cargo de Diretora de Serviços Laboratórios e Riscos Alimentares na ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, entre 2011 e 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *