Menu Fechar
Calculadora de consequências do desperdício
Calculadora de consequências do desperdício
Slide
Se fosse possível ver as consequências do desperdício num futuro próximo... Não podemos ver mas podemos saber a pegada do nosso desperdício.
Slide
Se fosse possível ver as consequências do desperdício num futuro próximo... Não podemos ver mas podemos saber a pegada do nosso desperdício.
previous arrow
next arrow

CONSEQUÊNCIAS
DO DESPERDÍCIO

Em todas as partes do mundo se desperdiçam alimentos, enquanto parte da população passa fome. Do total de alimentos desperdiçados - um terço do que se produz é desperdiçado ou dado como perdido - seria possível acabar com a fome no mundo com os excedentes alimentares que se desperdiçam. Mas este não é o único inconveniente, se é que assim se pode chamar, provocado pela má gestão das quantidades de alimentos produzidos e pelo pouco planeamento do que é comprado por nós, consumidores finais, nas superfícies comerciais para consumo diário.
O desperdício alimentar gerado e não revalorizado provoca impactos nefastos ao nível da sustentabilidade do Planeta - Impactos sociais, ambientais e económicos - que podem ser minimizados.
 
Os excedentes da produção Têxtil e os seus produtos - Vestuário, Têxtil lar e outros - que passam de moda, deixam de nos servir, ou simplesmente já não os queremos usar são, à semelhança dos excedentes alimentares, bastante poluentes e com consequências elevadas ao nível do Ambiente. Veja-se o caso da produção de umas calças de ganga. Sabia que para se produzir apenas umas calças de ganga são necessários 32 kg de matéria-prima e 8000 litros de água? Sim, só mesmo para 1 unidade de calças de ganga. Agora imagine o impacto ambiental do número de calças de ganga que existem em Portugal e restantes países do mundo.
 
A plataforma digital do programa Zero Desperdício tem vindo, desde 2012, a medir os impactos de todos os excedentes alimentares que não chegam a ser desperdiçados, por recuperação da Rede Zero Desperdício. Consideramos importante mostrar as consequências do desperdício que a Rede Zero Desperdício evita, assim como consideramos extremamente útil que os cidadãos se envolvam cada vez mais com a temática da sustentabilidade do Planeta. Disponibilizamos duas calculadoras de sustentabilidade que permitem calcular os seus impactos positivos sobre o Planeta e Sociedade, ao evitar que se gere desperdício alimentar e têxtil na sua casa, na sua empresa, no seu habitat.
 
 

Calculadora - Consequências do desperdício alimentar


 
 
 

Calculadora - Consequências do desperdício têxtil

 
A Rede Zero Desperdício é composta por entidades que se preocupam em minimizar os seus desperdícios, quer na origem, como na pós-produção. Se considera que a sua entidade pode revalorizar os excedentes que produz e ser mais sustentável, Faça Parte da Rede Zero Desperdício.
 
Nada se Perde. Tudo se transforma.