Menu Fechar
Recuperação de Excedentes Alimentares
Recuperação de Excedentes Alimentares
Slide
O desperdício é uma irresponsabilidade humana.
Junte a sua à nossa missão.
Slide
O desperdício é uma irresponsabilidade humana.
Junte a sua à nossa missão.
previous arrow
next arrow

VISÃO E MISSÃO
MOVIMENTO ZERO DESPERDÍCIO

Acreditamos que sem Natureza não há futuro, pois os habitats foram danificados sem sentido reverso. Vivemos numa sociedade onde se consome facilmente e se desperdiça sem consciência dos efeitos nefastos para o Planeta e consequentemente para a espécie humana e restantes seres vivos. Os resíduos ocupam cada vez mais a superfície terrestre e o oceano. As alterações climáticas são cada vez mais sentidas por todo o mundo, mas a sociedade, no geral, parece ainda não perceber que é a grande responsável por vivermos num Planeta cada vez mais poluído, mais quente, com espécies em vias de extinção, onde se assiste a catástrofes provocadas por fenómenos da Natureza que antes aconteciam com menor frequência. Adicionalmente, esquecemo-nos que todos contamos e que ninguém deve ficar para trás no acesso aos recursos, ao progresso e ao bem-estar.
 
Desde 2011 que a ZERO DESPERDÍCIO age com o objetivo de prevenir e reduzir o desperdício a favor do Ambiente e, consequentemente, da sociedade.
 
 

A NOSSA MISSÃO


 
O Movimento ZERO DESPERDÍCIO tem como Missão unir esforços e convocar todos para a promoção de atitudes, comportamentos, atividades, ações, e iniciativas estratégicas que garantam o desenvolvimento das boas práticas ZERO DESPERDÍCIO e de EQUIDADE, bem como gestão de redes de redução, recuperação e reutilização de potenciais resíduos; otimização e justa distribuição dos recursos, e de apoio na definição estratégica da sustentabilidade das organizações em linha com os ODS e ESG, com foco e orientação à medição de impacto e à consciencialização e envolvimento de todos para a urgência da transição climática. No dia-a-dia atuamos nas seguintes dimensões:
 
- CAPACITAÇÃO de instituições para a recuperação de alimentos, têxtil, entre outos fluxos, de acordo com a higiene e segurança de produtos e beneficiários.
 
- COORDENAÇÃO e gestão de redes de RRR de potenciais resíduos, encontrando e conectando entidades cujos excedentes podem servir outras entidades que os recebem recetoras adequadas ao fluxo a tratar e necessidades a suprimir.
 
- ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO dos impactos ambientais, económicos e sociais do projeto e de cada uma das entidades envolvidas. Dados que podem ser utilizados para comunicação interna e externa das entidades de forma informativa, educativa e motivadora na mudança de comportamentos.
 
- MOBILIZAÇÃO Contínua da sociedade (setor público, privado, cidadãos) para a consciencialização da necessidade de mudança de comportamentos e paradigma.
 
- ALARGAMENTO DA COMUNIDADE ZERO DESPERDÍCIO onde se promove a resiliência urbana e conceitos de economia circular aplicados às cidades, desde as estratégias de transição circular à sensibilização dos cidadãos para garantir que estes estão preparados para esta transição circular no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente no que se aplica ao ODS 12 – Produção e Consumo Sustentável.
 
- TRANSIÇÃO DIGITAL oassegurando que os projetos em que estamos envolvidos assentam numa lógica de plataforma de blockchain, de forma a garantir a rastreabilidade e a segurança, garantindo o mapeamento do potencial resíduo nas organizações e seguirmos o que está a acontecer a cada momento na cadeia de valor.
 
 

A NOSSA VISÃO


 
A nossa missão tem como Visão erradicar o DESPERDÍCIO onde exista, qualquer que seja a sua origem, através de ações de:
 
- REDUÇÃO / PREVENÇÃO da geração de resíduo pela adaptação de modelos de economia circular desde o redesenho e conceção dos processos, produtos e novos modelos de negócio até à otimização da utilização de recursos.
 
- RECUPERAÇÃO de produtos mantendo os mesmo no ciclo de vida o maior tempo possível.
 
- REUTILIZAÇÃO do produto para um outro fim e, ou valorizá-lo - upcycling.
 
- RECICLAGEM através da conversão de um resíduo num recurso, evitando o aterro ou a incineração.