Menu Fechar
Recuperação de Excedentes Alimentares
Recuperação de Excedentes Alimentares
Slide
Era uma vez nove cidadãos que lançaram o MOVIMENTO ZERO DESPERDÍCIO...
Slide
Era uma vez nove cidadãos que lançaram o MOVIMENTO ZERO DESPERDÍCIO...
previous arrow
next arrow

O MOVIMENTO
ZERO DESPERDÍCIO

A ZERO DESPERDÍCIO nasceu de um movimento de cidadania, quando em plena crise económica e social se assistia ao depósito de enormes quantidades de refeições e alimentos em fim-de-vida em contentores de resíduos, normalmente em contentores resíduos indiferenciados, que poderiam ter sido recuperados, para alimentação humana ou, não sendo possível para alimentação humana, para alimentação animal ou compostagem.
 
Com origem na  DARIACORDAR - ASSOCIAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO DE DESPERDÍCIO, uma associação sem fins lucrativos criada em 2011, com o objetivo de transformar o mundo através da prevenção de produção de lixo em todas as áreas da indústria, comércio e consumo, e da adoção de comportamentos associados à responsabilidade ambiental: prevenção, recuperação, reciclagem e inovação, a marca ZERO DESPERDÍCIO tem recebido diversas distinções e prémios nacionais e europeus (consulte AQUI), pelo movimento ambiental e social que representa, pelo empreendedorismo sustentável implícito no seu modelo de negócio e pela inovação do seu modelo operacional, contribuindo de forma significativa para que entidades do setor do comércio, retalho, restauração e similares transformem os seus modelos de negócio baseados numa economia linear, para uma economia circular e colaborativa.

O NOSSO PERCURSO

2008

Petição Pública online contra o desperdício alimentar e apresentada na Assembleia da República.

Recolheu mais de 80.000 assinaturas

2011

Constituição da DARiACORDAR

Associação para a Recuperação do Desperdício que deu origem à ZERO DESPERDÍCIO permitindo desenvolver a nossa atividade diária com as entidades que se encontram no terreno.

2012

“Portugal não se pode dar ao lixo”

Arranque do 1º Movimento Contra o Desperdício alimentar, com o lançamento da campanha nacional sobre Desperdício Alimentar, em parceria com a agência de publicidade J. Walter Thompson, da qual nasceu o Hino do movimento, com a participação de diversos cantores portugueses. A campanha contou desde o início com o apoio da Fundação PT, da Sapo, do GCI, da VdAd, da Strategos e da Addapters.

Estabelecimento aderente ao Movimento Zero Desperdícioportugal não se pode dar ao lixoCartaz Portugal não se pode dar ao lixo        Hino DARiACORDAR Portugal não se pode dar ao lixo

2015/2016

Coleção de Livros Zero Desperdício & Coleção Alimentação Segura, Saudável e Sustentável

Dirigida aos mais novos e familiares, visa conscientizar para a problemática do Desperdício Alimentar e como evitá-lo, bem como realizar uma alimentação saudável. No final de cada livro existem atividades para serem desenvolvidas. Esta coleção entra para o Plano Nacional de Leitura, durante o ano 2017.

A Rita Encolheu e Agora?A Vida Difícil de Uma ManteigueiraConfusão no Corredor dos EnlatadosO Tio Desafio

2017

Projeto Europeu FORCE – Cities Cooperanting for Circular Economy

O Plano Estratégico e Operacional ZERO DESPERDÍCIO é utilizado como base ao projeto Europeu que visa replicá-lo a outras cidades europeias e a outros fluxos.

FORCE_EU_Project

2018

REBRANDING ZERO DESPERDÍCIO

Era chegada a hora de refrescar a nossa imagem e a nossa assinatura: “NADA SE PERDE. TUDO SE TRANSFORMA.“

  Zero Desperdíciologo zero desperdício

2019

ZERO DESPERDÍCIO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL

Iniciámos a prestação de um serviço de gestão de quebras diárias a duas importantes cadeias de hipermercados, a nível nacional.

2020

DESENVOLVIMENTO DA PLATAFORMA ZERO DESPERDÍCIO 360

Projeto desenvolvido ao Abrigo do Fundo Ambiental, no âmbito da prevenção e combate ao Desperdício Têxtil, em Portugal.

2021/22

Novos marcos nos esperam

Queremos estar sempre a avançar. Em breve partilharemos novas conquistas.

[bold_timeline_item_button title=”Expand” style=”” shape=”” color=”” size=”inline” url=”#” el_class=”bold_timeline_group_button”]